AERÓDROMOS & HELIPONTOS
Decole do seu próprio Aeródromo
Cadastro de Aeródromos
O Cadastro de Aeródromos é a informação oficial sobre a infraestrutura de aeródromos civis públicos e privados do Brasil.
O cadastro de aeródromos civis é mantido pela ANAC para inscrição dos aeródromos, instalações e equipamentos de auxílio à navegação aérea para atender à aviação civil.
De acordo com o art. 30 do Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986), nenhum aeródromo civil poderá ser utilizado sem estar devidamente cadastrado.
Algumas definições importantes:
-
Aeródromo é toda área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves.
-
Helipontos são os aeródromos destinados exclusivamente a helicópteros.
-
Aeroportos são os aeródromos públicos dotados de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.
-
Heliportos são os helipontos públicos dotados de instalações e facilidades para apoio de operações a helicópteros e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.
Procedimentos para abertura de processos Com a alteração da Portaria nº 3.352/SIA, foram definidos novos procedimentos administrativos quanto a esse tipo de processo junto à ANAC. Os documentos necessários para o processo estão listados nos Anexos à Portaria nº 3.352/SIA.
IMPORTANTE: Deve-se iniciar o processo, com a autorização prévia de construção ou modificação, ou seja, não deve-se iniciar a construção da pista e depois iniciar o processo.
Uma pista não cadastrada, pode ser considerada como pista clandestina, correndo-se o risco de cometer crime federal, processo conduzido pela Polícia Federal.
A inscrição de aeródromo no Cadastro abrange os processos de:
-
homologação, no caso de aeródromo público;
-
registro, no caso de aeródromo privado.
É necessário Engenheiro para o processo?
Sim. E deve ser enviado Cópia da ART de PROJETO e respectivo comprovante de pagamento junto ao CREA.
Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) e Plano Específico de Zona de Proteção de Aeródromo (PEZPA) (COMAER)
PLANO BÁSICO DE ZONA DE PROTEÇÃO DE AERÓDROMO: Conjunto de superfícies limitadoras de obstáculos que estabelece as restrições impostas ao aproveitamento das propriedades no entorno de um aeródromo.
PLANO ESPECÍFICO DE ZONA DE PROTEÇÃO DE AERÓDROMO: Documento de aplicação específica, que estabelece as restrições impostas ao aproveitamento das propriedades dentro da zona de proteção de determinados aeródromos.
O Plano de Proteção deve ser elaborado por engenheiro aeronáutico e envio da devida ART registrada no CREA.
Como é o Fluxo?
QUER CONSULTAR O ANDAMENTO DO SEU AERÓDROMO OU HELIPONTO?
Ao consultar, você descobre em qual etapa está o processo cadastral do seu aeródromo
E como posso consultar o processo?
O acesso ao documento é protegido por senha. Para fazer a pesquisa basta procurar pelo nome do aeródromo fornecido no cadastro.
Por que consultar?
-
Para acompanhar o seu processo de maneira mais rápida.
-
Para identificar a etapa em que se encontra o seu processo.
-
Ficar ciente da estimativa de tempo para sua finalização.